Portal da Transparência

Grupo Restaurar

O GRUPO RESTAURAR se defini como um grupo de mutuo ajuda. Os Grupos de mutuo ajuda são conduzidos por pares (acolhidos e familiares), identificados como Facilitadores, onde as pessoas irão encontrar conforto e orientação em um ambiente confidencial e de suporte. O grupo surgiu a partir da necessidade de apoiar os dependentes quimicos e seus familiares através de encontros abertos, voluntários e gratuitos de pessoas que partilham um mesmo problema, partilhando as suas experiências diminuem o estresse associado ao problema e aumentam as competências para lidar com o mesmo.

De acordo com Lima e Braga (2012 p.888)

 Apesar dos grupos de autoajuda direcionados para dependentes químicos não estarem contemplados atualmente nas políticas públicas como um dispositivo formal da rede de atenção, já que não foram criados pelo Estado, representam uma das formas de participação da sociedade civil na rede de atenção referida, sendo organizações que desenvolvem um ambiente que encoraja interações sociais através de atividades de grupo ou relações individuais com o propósito específico de reabilitar ou apoiar pessoas com os mesmos problemas de saúde.

Com o Grupo restaurar pretende-se oferecer mais flexibilidade de apoio para o dependente químico, considerando os benefícios do grupo de mutuo ajuda como: aumento da autoeficacia; maior comprometimanto com a abstinencia; aumento da aceitcão da dependencia química; aumento do suporte especifico para abstinência, proporcionando a cada membro autonomia para a busca de sua propria meta de vida e mudança do seu comportamento.


OBJETIVOS GERAIS

- proporcionar ao municipio  mais um grupo de mutuo ajuda;

- proporcionar aos adictos um grupo de mutuo ajuda para ficar ou se manter limpo;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- reduzir danos provenientes da adicção;

- prevenir o uso e abuso de substância psicoativa;

- fortalecer de vinculo;

- auxilar codependentes.


PUBLICO ALVO:

- dependentes químicos  e Familiares


METODOLOGIA:

O GRUPO RESTAURAR funciona com encontros periódicos semanais, todas as quintas- feiras as 19h30minh. A confidencialidade é um dos princípios orientadores, assim como o respeito pela diversidade de cada um. O grupo será conduzido por um facilitador que colocará em pauta temas relacionado à adicção respeitando as regras internas estipuladas.


REGRAS DO GRUPO 

 (valores norteadores que implicam ajudar na funcionalidade do grupo)

-Respeitar a partilha de outro membro do grupo 

-Nao direcionar perguntas a o outro membro do grupo (exceto ao facilitador)

-Nao interromper a partilha de outro membro do grupo

-Respeitar o tempo de partilhar 2minutos mais 1 minuto

-Idade minima 14 anos 


REFERÊNCIA 

LIMA e BRAGA . Grupo de autoajuda como modalidade de tratamento para pessoas com dependência de álcool. Revista Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Out-Dez; 21(4): 887-95. Disponível em  <3http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n4/20.pdf >Acesso dia 18 de janeiro de 2019.